Mensagem do Provedor

É com muita honra e grande orgulho que iniciamos o nosso mandato à frente dos destinos da Santa Casa da Misericórdia da Sertã, a nossa Santa Casa.

Cientes dos desafios que nos esperam, confiamos na nossa determinação, sensibilidade e vontade de trabalhar em prol das nossas crianças, dos nossos idosos e dos mais desfavorecidos e vulneráveis da nossa comunidade.

Da minha parte, faço-o com grande motivação, confiança e o compromisso de uma dedicação plena para prosseguir a nobre missão desta instituição, que é “servir os outros” de forma fraterna e solidária.

Tudo faremos para corresponder às expectativas de quem confiou em nós. Como prometido, daremos um novo impulso à Santa Casa da Misericórdia da Sertã, imprimindo uma nova dinâmica, alargando e melhorando a prática da solidariedade social nas áreas da infância e dos idosos, e abrindo-nos à sociedade em geral, promovendo um conceito de proximidade e fraternidade com a nossa comunidade.

O nosso trabalho deve assentar na promoção e garantia de serviços de excelência aos utentes, na valorização, humanização e motivação dos nossos recursos humanos, no fortalecimento e desenvolvimento do apoio à irmandade, e na conservação e reabilitação do património.

Temos objetivos ambiciosos, delineados e apresentados aos irmãos da Santa Casa durante a nossa candidatura. Cumpri-los-emos com a colaboração de todos: irmãos, utentes, funcionários, colaboradores e aqueles que espontaneamente queiram percorrer connosco este caminho.

Todos juntos, de mãos dadas, procuraremos dar resposta às carências sociais mais prementes dos nossos concidadãos. Para nós, as pessoas estarão sempre em primeiro lugar. Os utentes serão sempre a nossa prioridade e o nosso foco.

Por fim, mas não menos importante, uma palavra aos nossos colaboradores, os funcionários da Santa Casa. Esperamos de todos dedicação, profissionalismo e espírito de responsabilidade, sem os quais não conseguiremos cumprir os nossos objetivos nem responder eficazmente às necessidades de quem mais carece do nosso apoio.

Da nossa parte, poderão contar com seriedade, disponibilidade e diálogo para vos ouvir, e um forte empenho na construção de uma equipa coesa ao serviço da comunidade, mantendo a Santa Casa como uma referência entre as instituições de solidariedade social.

Esperem de mim diálogo e consensos, porque como nos diz o Papa Francisco: “Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos”.

Da excelente e coesa equipa que hoje tomou posse, esperem dedicação, lealdade e solidariedade. Agradeço do fundo do coração todas as palavras amigas que me dedicaram

Tenho consciência deste grande desafio e da enorme responsabilidade, mas tudo farei para estar à altura desta nobre missão: SERVIR! Com a excelente equipa que me acompanha, com todos os colaboradores e, essencialmente, com a ajuda de Deus, levaremos o barco a bom porto.

Obrigado a todos,

Vítor Cavalheiro
Provedor